terça-feira, 27 de maio de 2014

Influência do Jazz

Clique na imagem para ampliá-la

Campanha do Agasalho

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 20 de maio de 2014

A arte de contar histórias

O Sesc Foz do Iguaçu apresenta no dia 31 de maio, sábado, a oficina “A arte de contar histórias”, com Rosy Greca (Curitiba). A participação é gratuita, e as inscrições seguem abertas até o dia 30/05, sexta-feira, obedecendo o limite de 30 vagas disponíveis.
O trabalho se propõe a realizar uma imersão no universo da arte de contar histórias, a partir da enunciação de sete perguntas essenciais: por que, quando, para quem, onde, quais, quem e como contar histórias? Tais questões se relacionam e suscitam diferentes abordagens, as quais, em seu conjunto, constroem uma visão panorâmica desse encantador universo. Os elementos que compõem a contação de histórias – texto, narrador e público – ganham nítidos contornos no momento em que jogos, exercícios e improvisações são propostos ao grupo. Desse modo, teoria e prática se unem para propiciar aos contadores novas perspectivas às suas performances narrativas seja em sala de aula ou nos demais ambientes de atuação.

Conteúdo
O valor da contação de histórias;
Diversos públicos para diversas narrativas;
A literatura oral e a literatura autoral – a questão do repertório;
O contador leigo e o contador urbano;
O texto, o narrador e o público – o tripé que sustenta a narrativa;
O preparo técnico (corpo e voz), emocional e cultural do contador.

Rosy Greca é licenciada em Educação Musical (FEMP), e Pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP) e em Gestão Cultural (SENAC). Premiada compositora, é artista, diretora musical, narradora de histórias, arte-educadora e produtora cultural. Diretora executiva da Rosy Greca Produções Artísticas. Entre suas realizações estão CDS, trilhas sonoras, espetáculos musicais, teatrais e de narração de histórias. Arte-educadora, ministra palestras e oficinas de formação de professores nas áreas da música e da narração de histórias. Atua como produtora de áudio em projetos pedagógicos (livros didáticos, CDs, CD ROM, DVDs) e é autora do livro/CD: "A canção para crianças" – uma contribuição ao reencantamento da infância.


Oficina A arte de contar histórias
31 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A). Inscrições até 30 de maio (limite de vagas: 30).

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Combate à Exploração Sexual

Uma caminhada pelas principais avenidas da cidade nesta sexta-feira (16) marcará o “18 de Maio” - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Foz do Iguaçu. Atividades semelhantes serão realizadas em vários outros municípios brasileiros.
A marcha, promovida pela Rede Proteger, que tem o apoio da Itaipu, sairá às 9h do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com a participação de crianças, adolescentes e integrantes das entidades ligadas à defesa do direito à infância e seguirá pela Avenida Brasil até a Praça do Mitre.
Durante o percurso, haverá distribuição dirigida de folhetos e apresentações de teatro e tambores realizadas por jovens do Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura, desenvolvido pela Casa do Teatro, com apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
Na Praça do Mitre, a programação inclui apresentações culturais e lúdicas, distribuição de panfletos e pronunciamento dos representantes do Sistema de Garantia de Direitos, como Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rede Proteger, Ministério Público e Vara da Infância e Juventude.


 

Crime hediondo

Às vésperas da Copa do Mundo, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável. Pela proposta, a pena prevista é de 4 a 10 anos de reclusão, que pode ser aplicada também a quem facilitar a prática. O PL segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
O PL entende como exploração sexual a utilização de pessoas com menos de 18 anos em atividades sexuais remuneradas, em materiais pornográficos e a exibição em espetáculos sexuais. Além disso, considera-se crime mesmo que não haja o ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica entre vítima e explorador.

18 de maio

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realiza em Brasília, no dia 21 de maio, ações em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tradicionalmente, desde a aprovação da Lei 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, são realizadas ações de mobilização, como a Campanha Nacional Proteja Brasil, que é uma ação permanente do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. No período de 18 a 24 de maio, diversas atividades de mobilização serão realizadas em todo o País.
A campanha foi lançada a fim de mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A data não foi escolhida aleatoriamente. Em 18 de maio de 1973, uma menina foi seqüestrada, violentada e assassinada, em Vitória, capital do Espírito Santo. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Os agressores até hoje não foram punidos.
Nesse ano, a Mobilização Nacional terá como tema: “Tolerância Zero contra a Violência Sexual - Ações de Promoção e Repressão”, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e para a luta pelo fim da violência sexual contra meninos e meninas.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Melhores Minutos

A Universidade da Integração Latino-Amrericana - UNILA foi a instituição escolhida em Foz do Iguaçu para ser o ponto de exibição da Mostra Melhores Minutos de 2013. O evento, que apresenta as melhores produções do Festival do Minuto, é composto por duas mostras: a Mostra Melhores Minutos 2013, que será na terça-feira (13), e a Mostra de Animação, marcada para quinta-feira (15). Ambas serão às 18h, na Sala Negra da UNILA Centro, e são abertas para toda a comunidade.
Além da Universidade, a mostra de curtas-metragens acontece em 322 pontos de cultura do país, no período de 12 a 18 de maio.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Contação de Histórias

Clique na imagem para ampliá-la

20 anos sem Quintana

Mário de Miranda Quintana (Alegrete, 30 de julho de 1906 - Porto Alegre, 5 de maio de 1994) foi poeta, tradutor e jornalista.Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tempo de Almanaque

Clique na imagem para ampliá-la
O Sesc Paraná, entidade integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, convida para a abertura da exposição “Tempo de almanaque” e para a palestra "Informação, entretenimento e saúde: um passeio pelos almanaques de farmácia", com a Profª Drª Rosangela de Jesus Silva (UNILA). Os eventos acontecerão no dia 06 de maio, às 20 horas no Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A).

Tirando de Letra

(Foto: Jéssica Lima/Guatá)
Uma semana convivendo com literatura e expressões humanas. Assim serão os próximos dias dos alunos da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, localizada no bairro Vila “C”, que irão participar as atividades do Ponto de Cultura Tirando de Letra, iniciativa mantida pela Associação Guatá.
A ação terá início hoje (5), às 15 horas, com o módulo “Auê Literário”, que promove a difusão da leitura, da literatura e das expressões, onde os estudantes participam de exercícios artísticos, quebra-cabeça literário e jogos poéticos. Também são instaladas exposições fotográficas e literárias, além de volantes, adesivos, panfletos e revistas que são distribuídas gratuitamente entre o público da escola.
Na sequência, terça-feira (6), os alunos irão até a Biblioteca Cidadã Paulo Freire, equipamento que sedia o programa promovido pela Guatá no bairro, para a Oficina de Criação, onde os medidores de leitura abordam a comunicação de forma lúdica, a partir da criação e montagem de materiais e objetos variados, seguindo o conceito de criar-crecriar através da reciclagem.
Na quarta e quinta-feira (7 e 8) o projeto propõe a Oficina de Expressões, que será dirigida aos alunos do quinto ano da escola, sendo que no primeiro dia as atividades acontecem no estabelecimento de ensino e no segundo dia os estudantes vão até a biblioteca comunitária do bairro.
No dia 9 a mesma turma se encontra para a oficina de teatro que tem como proposta a desconstrução de cenas de um curta-metragem exibido durante o trabalho para a sua recriação pelos participantes, invertendo o sentido da história narrada no filme.
A semana do Ponto de Cultura se encerra com o “Cine na Biblioteca”, que contará com a exibição do filme “Meu pé de laranja lima”, seguida de bate-papo sobre a obra.

Encontro de Contadores de Histórias

Entre os dias 12 e 18 de maio, a cidade de São Paulo receberá a sexta edição do Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias, que celebra e promove iniciativas de contação de histórias. Os eventos serão realizados no Itaú Cultural e na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Convidados da Irlanda, França, Líbano, Cuba, Canadá e Ilha da Reunião atenderão ao evento, que também contará com grandes narradores brasileiros.


Dia das Comunicações

No período em que comemoramos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio) e o Dia Nacional das Comunicações (5 de maio), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) dirige-se à categoria e à sociedade para sustentar que estas comemorações só têm sentido na perspectiva da defesa da democracia como valor fundamental a nortear as relações sociais e a valorização da vida.
O direito da sociedade à informação de qualidade não se concretiza em ambientes estreitados pela influência dos poderes político e econômico sobre a livre circulação de informações, pelo cerceamento à liberdade de expressão, pelo monopólio ou oligopólio das comunicações, ou mesmo pelo assédio judicial que muitas vezes se configura em censura prévia. Tampouco se concretiza num cenário mundial de crescente violência contra os profissionais de comunicação.
Neste momento que antecede a Conferência da Unesco, a realizar-se em Paris nos dias 5 e 6 de maio, com o tema "Liberdade de Imprensa para um Futuro Melhor", a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) prepara ações para denunciar que centenas de jornalistas estão presos em diversos países, em função do exercício de suas atividades profissionais.

Violência contra crianças e adolescentes

No ano passado, o serviço de Disque Denúncia da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República registrou 162 mil relatos de violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes. Apesar de crescente, o número de denúncias ainda é pequeno em comparação com a realidade. Dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância estimam que a violência doméstica atinja 18 mil crianças por dia no Brasil.
São vários os motivos que explicam a dificuldade de mensurar a ocorrência da violência, seja por meio de denúncias ou atendimentos na rede de saúde. Entre eles está o fato de nem todos os casos serem denunciados, nem sempre a vítima procurar ajuda e nem sempre alguns atos serem considerados violência. Chantagem, humilhação, ameaças, beliscões e xingamentos são alguns tipos de violência recorrentes, muitas vezes vistos como normais.
Outro fator que leva à dificuldade de se conhecer o fenômeno é que, na maioria das vezes, o autor da violência é alguém da família ou de confiança da criança. Segundo dados da SDH, 70% das violações de direitos das crianças e adolescentes são cometidas por algum familiar. O número traz, além de casos de violência, registros de discriminação, trabalho infantil e negligência. Outro levantamento mostra que metade dos atendimentos realizados por conselhos tutelares têm os pais como autores da violação de direitos.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia Internacional do Trabalhador

As celebrações do Dia Internacional do Trabalhador tiveram pouca festa e muitos protestos. Ao redor do mundo, trabalhadores aproveitaram o 1º de maio para exigir melhores condições de trabalho e se manifestar contra alguns governos. Em alguns países, a polícia de choque entrou em conflito com os manifestantes.