sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sindijor Foz

(Ilustração: Sindijor Foz)
Concurso público para jornalista em Foz do Iguaçu é algo raro. A cidade tem vários órgãos da esfera municipal, estadual e federal, mas poucos deles têm trabalhadores habilitados e contratados como servidores de carreira como acontece na maioria das profissões. Essa realidade, no fim das contas, tende a misturar interesses de toda ordem.
A medida precisa ser adotada em locais com atividades típicas de comunicação social. Isso só para ficar entre as estruturas que enviam releases, informes ou sugestões de pauta regularmente às redações. A lista aumenta se levarmos em conta as atividades legais de um jornalista que são exercidas por trabalhadores contratados por “vias expressas”.
O Sindijor já encaminhou ofícios a instituições, que em suas respostas formais apresentaram as mais diferentes defesas, como ausência da profissão entre as carreiras públicas, o que impediria a contratação de um jornalista. Outra justificativa recorrente é a falta de dinheiro para abrir concurso para aquele fim. Quando muito, contratam por meio de duvidosos testes seletivos.

Nenhum comentário: