sexta-feira, 29 de junho de 2012

Paraguai é suspenso do Mercosul


O Mercosul decidiu suspender, temporariamente, o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país, em 2013, e afirmou que a Venezuela será incorporada ao bloco como “membro de pleno direito” em 31 de julho.
Os anúncios foram feitos pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao fechar o encontro de cúpula semestral do bloco na cidade argentina de Mendoza.
O Mercosul “suspendeu, temporariamente, o Paraguai até que se leve a cabo o processo democrático que novamente instale a soberania popular” no país, disse a presidente argentina, ao lado da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do presidente do Uruguai, José Mujica.


(Com Fábio Campana)




Festival Poético


Até o dia 13 de agosto, estão abertas as inscrições para o 28º Festival Poético de Cornélio Procópio. O regulamento está disponível no site do Sesc Paraná: www.sescpr.com.br.

Festival de Inverno da UFPR


As ruas em Antonina vão ferver durante o 22º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, de 7 a 14 de julho. Para quem pretende participar dessa grande festa da cultura, as inscrições para as oficinas permanecem abertas até o dia 2 de julho.
Durante oito dias, crianças, jovens e adultos de todas as idades transformam a cidade histórica do litoral do Paraná em um grande atelier. As oficinas do 22º Festival de Inverno da UFPR contemplam áreas como música, teatro, dança, artes plásticas e literatura. Este ano, as opções são variadas: do grafitti à produção de curtas em vídeo, passando pelo teatro de máscaras, canto popular e haicai.
Entre no site oficial do Festival. Clique aqui



Banco de textos


O Sesc Londrina está disponibilizando um banco de textos para consulta na área de artes cênicas, destinado a artistas, produtores, estudantes e público em geral. Das 18 às 22 horas é possível agendar horários individuais ou para reuniões entre grupos para leituras dramáticas, pesquisas, análise de textos e bate-papos. Não há custo para utilização do espaço ou pesquisa dos materiais.
Alguns materiais disponíveis:
- Textos teatrais de diversos autores;
- Programas de espetáculos;
- Publicações de artes visuais;
- Revistas Bravo e outras do gênero;
- Cds musicais;
- Áudio Livro.

Informações: (43) 3305 7820

terça-feira, 19 de junho de 2012

Contraturno faz visita técnica ao Ecomuseu


Alunos de quatro escolas da rede estadual de ensino de Foz do Iguaçu (Ayrton Senna, Tarquinio Santos, Pioneiros e Tancredo Neves) fizeram uma visita técnica ao Ecomuseu de Itaipu. A visita fez parte das atividades de letramento e raciocínio lógico do Projeto Contraturno Sesc Senac, realizado com estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio.
Durante a visita, acompanhados de uma monitora, os adolescentes conheceram o acervo do Ecomuseu, num roteiro baseado na interatividade e em recursos de exposição incomuns, como cenários fiéis ao passado, maquetes, a réplica de uma turbina da usina de Itaipu e uma maquete gigante de 76 metros quadrados, que permite uma viagem pedagógica pela fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina.
Em vários módulos e ambientes diferentes, internos e externos, os estudantes puderam conhecer desde a ocupação da região da usina na margem brasileira, até os projetos de conservação ambiental da Itaipu.
O Projeto de Contraturno Escolar do Sistema Fecomércio Sesc Senac é realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação.

Vejam as imagens (Clique nas imagens para ampliá-las)









Revista Escrita


A Revista Escrita, publicação de literatura e arte mantida pela Associação Guatá, em Foz do Iguaçu, editada a cada dois meses, reúne olhares, leitura e releituras diferenciadas da realidade. A publicação conta com colaboradores de Foz do Iguaçu e de diversas localidades do país, além de materiais enviados de outros países.
Escritores e não escritores, fotógrafos, estudantes, profissionais das artes, donas de casa, operários, todos são bem recebidos na revista. Escrita conta com a seção “Olhos”, dedicada às artes visuais e a sessão “Palavra”, que conta com poemas, contos, crônicas e textos de opiniões.
A Escrita 22, que está em circulação, um poema no idioma quechua, de autoria de Olger Tito, marca o compromisso da revista em pronunciar-se através de idiomas sem fronteiras. Este conjunto linguístico, que também poder ser denominado de quíchua, é um dos principais idiomas indígenas da América do Sul, empregado na comunicação em vários países e tido como uma das línguas oficiais do Peru, Bolívia e Equador. Estima-se que são mais de 10 milhões de falantes espalhados por pelo menos seis países.


(Com Guatá)


Curso de espanhol Sesc Senac


A Unidade Sesc Foz do Iguaçu, em parceria com o Senac, está com inscrições abertas para o curso de espanhol. Direcionado a adolescentes e adultos acima de 15 anos, o curso está dividido em módulos semestrais de 60 horas, no período noturno, e tem por objetivo ensinar o aluno a falar, ouvir, escrever e compreender o idioma espanhol. O método utilizado é o da Oxford University, uma das mais conceituadas instituições de ensino de línguas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de julho e as aulas começam em agosto. O valor do curso, que pode ser parcelado e tem o material didático incluído, tem diferenciações nas categorias comerciários e não comerciários. O candidato também pode informar-se sobre bolsas de estudos, oferecidas através do Programa de Gratuidade e Comprometimento (PCG) do Sesc.

Serviço
Curso de Espanhol do Sesc / Senac
Inscrições até 06 de julho
Inicio das aulas em agosto (período noturno)
Informações Sesc Foz do Iguaçu: Av Tancredo Neves, 222, Vila A. Fone 3576 1300.



Rima Rara


Poetas autores de trabalhos que ainda não foram publicados em livro podem inscrever-se no “Concurso Nacional, Novos Poetas 2012, Prêmio Rima Rara”. Podem participar brasileiros maiores de 16 anos de idade.
As poesias devem ser em língua portuguesa e o tema é livre. Cada poeta poderá inscrever até duas obras. O período de inscrição se encerra no dia 05 de julho.

Acesse o regulamento do Prêmio aqui


Projeto Unila


A quem interessa desacreditar o projeto da Unila?

Gilmar Piolla

Nas últimas semanas, o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, uma das maiores conquistas dos 98 anos de Foz do Iguaçu, tem sido alvo de uma orquestração tramada por politiqueiros e oportunistas para desacreditá-lo.
Incidentes isolados, envolvendo alguns alunos, serviram de pretexto para uma campanha sistemática contra a instituição. Busca-se, desta forma, jogar a opinião pública iguaçuense contra um projeto que já está trazendo muitos benefícios para a nossa cidade e região.
Esta é a agenda dos que nada constroem e não têm nenhum compromisso com o futuro que queremos para Foz do Iguaçu. É preciso ter uma visão míope e obscurantista para não reconhecer o ganho extraordinário que significa para uma cidade como Foz do Iguaçu abrigar uma universidade pública do porte da Unila.Não há uma cidade brasileira, excluindo as capitais, que tenha prosperado e alcançado status de polo regional sem a presença de uma forte instituição universitária.

Leia a opinião do jornalista Gilmar Piolla na íntegra aqui

(Com Notícias Unila)

domingo, 17 de junho de 2012

Educação intercultural


IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILINGUE E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Políticas linguísticas para a integração educacional e cultural no Mercosul

IV SEMINARIO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN INTERCULTURAL BILINGÜE Y EDUCACIÓN INDÍGENA

Políticas lingüísticas para la integración educativa y cultural en el Mercosur

ÑEMBYATY IRUNDYHA ÑAMBOGUATA PORÃVE HAGUÃ, TEKO ETA, ÑE’Ẽ ETA HA ÑANDE YPY KUÉRA REKO ETA REHEGUA
Ñambohape ñane ñe’ẽ jajokupyty porãve haguã ñane arandúpe ha ñande rekoitépe Merkosur guive


(Com Notícias UNILA)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vampiro de Curitiba


 (Foto: Nego Miranda)
Para comemorar o aniversário de 87 anos do escritor Dalton Trevisan, a Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, recebe, a partir de hoje (14), uma mostra fotográfica que transpõe em imagens os cenários da obra do escritor que, recentemente, recebeu os prêmios Machado de Assis e Camões.
As fotografias de Nego Miranda ajudam a mostrar os locais de Curitiba pelos quais os personagens de Trevisan circulam. São praças, ruas, casas, prédios e outros cenários que levam os visitantes a entrar na história do escritor que ficou conhecido pelo apelido de “Vampiro de Curitiba”.


(Com Fábio Campana)

Diálogos de Fronteira


A temporada 2012 do projeto Diálogos de Fronteira terá início neste dia 15, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional. O evento contará com exposições, projeção de filme, apresentação musical e debate sobre os produtos artísticos expostos durante a programação.
Criado em 2008, a ação é dirigida a estudantes e professores universitários, profissionais liberais e outros segmentos.
Para realizar a inscrição no evento, é necessário o envio de e-mail para o endereço dialogos.fronteira@gmail.com


(Com Guatá)

Temporal


"Temporal" é o nome do espaço que o músico Negendre Arbo criou para desaguar as indagações de sua música e de sua poesia. Negendre, um gaúcho que escolheu Foz do Iguaçu para viver, é pesquisador de sons e temáticas guarani na fronteira das águas.

Acesse aqui

(Com Guatá)

Projeto Jovem Tour


De acordo com pesquisa da Fecomércio/RJ, 90% dos brasileiros não assistiram a nenhuma peça de teatro ao longo do ano de 2010. Segundo os entrevistados, a falta de hábito e a carência de alternativas são os principais motivos para a ausência nas salas de espetáculos. Na tentativa de contribuir com a reversão dessas estatísticas, o projeto Jovem Tour realiza atividades de fomento à circulação de espetáculos em diferentes localidades do país.
Neste final de semana, a equipe do projeto desembarca em Foz do Iguaçu para realizar três apresentações da peça “Herdeiros”, uma comédia juvenil que aborda as relações sociais e afetivas. Os espetáculos acontecem nos dias 15, 16 e 17, às 20 horas, na Sala de Teatro do Iguassu Boulevard.


(Com Guatá)

Festival de Inverno da UFPR


Este ano o evento será realizado de 07 a 14 de julho. O período de inscrições para as oficinas é de 18 de junho a 02 de julho e podem ser feitas em Curitiba, em Antonina ou pela internet, pelo site www.proec.ufpr.br/festival2012




Criança de mim

Clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Opinião


A jornalista Fernanda Regina da Cunha expõe sua opinião sobre a invasão da PM em uma moradia de estudantes da UNILA, no último domingo.

Preconceito e integração não caminham juntos

Marxista! Para você o que é “marxista”?. Não vou aqui explanar sobre o termo, mas vou dizer que para muitos ele é um xingamento, uma forma de humilhar, como se outro (o marxista) fosse uma espécie estranha, um criminoso, um contraventor. Ah sim, a melhor definição: um subversivo, como se dizia no período da ditadura.
O episódio ocorrido na noite de domingo (3) quando policiais militares de Foz do Iguaçu, sob a alegação de uma denúncia por perturbação de sossego estiveram em uma moradia da Unila, me fez refletir sobre o termo e sobre o preconceito.  A moradia foi palco de um conflito entre PMs e estudantes, um deles, estudante de Sociologia foi “acusado”, de “marxista”.
O que causa estranheza no caso não é a postura do policial, pois talvez, ele nem saiba quem foi Karl Marx, mas sim, a postura de muitos outros cidadãos da cidade, que baseados nas primeiras informações sobre o assunto iniciaram um debate preconceituoso a respeito da presença daqueles estudantes na cidade. Muitos destes, também estudantes de outras universidades, que ao invés de saberem sobre a realidade dos fatos, preferiram manifestar seu desgosto com os estrangeiros da Unila, com aqueles estranhos, “marxistas”, “comunistas”, “anarquistas”...



FILO 2012


A edição dos 44 anos do Festival Internacional de Londrina – FILO 2012 começa amanhã (8) e se estende até o dia 30 de junho. Este ano, a organização estendeu a programação para 23 dias, durante os quais a cidade poderá assistir a 115 apresentações de atrações do Brasil e mais sete países. A abertura será às 20h30, no Teatro Marista, com a atriz paranaense Denise Stoklos, com o espetáculo “Preferiria Não?”.
A programação internacional do FILO 2012 apresenta 10 atrações que permitirão ao público um passeio por variadas linguagens e gêneros: teatro visual, máscaras, novo circo, sombras, clown, teatro de animação, música e intervenções multimídias.

 


Tirando de Letra


Fotografias, histórias e muita imaginação na busca pela trajetória de vida de cada um. Olhares curiosos buscavam antecipar a formação do enorme quebra-cabeça literário que se formava sobre boa parte da sala de vídeo. Assim foram as impressões dos estudantes dos colégios estaduais Mariano Camilo Paganotto e Três Fronteiras, que participaram de mais uma edição do Programa Tirando de Letra, desenvolvido pela Associação Guatá.
Na semana que passou, as escolas receberam oficinas, apresentações, exposições, filmes, banca de leitura entre outras atividades que integram o Tirando de Letra, iniciativa de popularização da leitura e da escrita. Nesta ação especial do projeto, os temas utilizados foram a poética de Helena Kolody e a memória como elemento de promoção da cidadania.


(Com Guatá)

Jornalismo Investigativo


Entre os dias 12 e 14 de julho a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI realiza o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Realizado desde 2005, o Congresso reúne jornalistas, estudantes e professores de jornalismo interessados nas melhores práticas jornalísticas e técnicas de reportagem. O 7º Congresso reforça a parceria da Abraji com a Universidade Anhembi Morumbi, que sediará o evento pela quarta vez consecutiva.
A sétima edição do evento é organizada em palestras e workshops simultâneos, concentrados em alguns eixos temáticos principais: jornalismo on-line, megaeventos esportivos e eleições. Além disso, a programação de 2012 oferece painéis sobre política, economia, meio-ambiente, fundamentos da reportagem, técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador) entre outros temas.


(Com ABRAJI)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Concurso Brasileiro de Haicai


O Grêmio Haicai Ipê, promove o 11º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças e adolescentes.
Podem participar alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 15 anos até o dia 6 de julho (encerramento das inscrições), nas categorias infantil e juvenil.
Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria. O tema deste ano será "Da minha janela...".
Serão conferidos certificados (diplomas) aos autores dos 20 melhores trabalhos e seus respectivos professores, em cada categoria.

Informações

Regulamento completo aqui


Fazendo música com crianças

Clique na imagem para ampliá-la

O SINASE agora é lei


Nos dias 18 e 19 de junho a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR) promove o evento O SINASE Agora é Lei. O objetivo do seminário é promover reflexões sobre a Lei Nº 12.59, que institui o Sinase, mobilizando os atores do sistema para sua implementação.
Na abertura do evento a ministra Maria do Rosário e a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Oliveira, proferem a palestra de abertura.
No evento, que será realizado em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Tocantins, também estarão presentes representantes da Rede Nacional de Defesa de Adolescente em Conflito com a Lei, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes do governo federal de diversos ministérios, gestores municipais e conselhos estaduais.

SINASE - O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) é um projeto de lei aprovado por resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O Sinase prevê normas para padronizar os procedimentos jurídicos envolvendo jovens em conflito com a lei, que vão desde a apuração do ato infracional até a aplicação das medidas socioeducativas.

Serviço
Seminário “O SINASE agora é Lei”
18 e 19 de junho, das 14 às 18 horas, Hotel Nacional, Brasília/DF

(Com Assessoria de Comunicação Social da SDH/PR)

Mostra de Cinema de Jornalistas


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Cinemateca, promove no dia 11 de junho, a partir das 19:30 horas, a primeira Mostra de Cinema de Jornalistas Produtores. A atividade funcionará como evento teste e tem como objetivo ser exemplo para outras ações que exponham a produção de jornalistas além de seu campo de atuação. O evento terá um formato no qual será priorizado o debate. No início do programa serão apresentados os audiovisuais e, logo a seguir, um bate-papo reunirá plateia e autores.


(Com SindiJor PR)


Caso alunos da UNILA e PM



Universidade solicita apuração no caso envolvendo alunos e a Polícia Militar
 
Diante do ocorrido no Hotel Passaporte neste final de semana, a UNILA solicitou à Corregedoria da Polícia Militar que fosse aberto procedimento disciplinar, a fim de apurar a ação por parte de PMs na abordagem dos alunos residentes naquele estabelecimento que funciona como moradia estudantil para cerca de 60 estudantes.
Na abordagem, os policiais solicitaram aos alunos que dois representantes os acompanhassem até a delegacia. Não chegando a um consenso, iniciou-se um clima tenso entre os dois grupos, que desencadeou uma série de ações por parte dos policiais.
Ao final, sete alunos foram detidos e levados à delegacia. Dois deles, um brasileiro e um venezuelano, foram autuados. Todos os envolvidos fizeram, nessa quarta-feira (6), exame de corpo de delito.


(Com Notícias UNILA)


terça-feira, 5 de junho de 2012

Suassuna para o Nobel de Literatura


O poeta e escritor Ariano Suassuna vai representar o Brasil na disputa pelo Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Ele é o sexto escritor brasileiro a concorrer à titulação da Academia Sueca.
Além de Suassuna, já foram indicados ao Nobel de Literatura os escritores Jorge de Lima (1958), Guimarães Rosa (1966), Jorge Amado (1967), Ferreira Gullar (2002) e João Ubaldo Ribeiro (2010). Até hoje nenhum brasileiro ganhou o prêmio.


(Com Guatá)

Bazar da AFA

 
Clique na imagem para ampliá-la

Escola SESC de Ensino Médio


O Sesc Paraná informa que está disponível o edital para o processo seletivo 2013 para o ingresso de alunos na Escola SESC de Ensino Médio - ESEM.
O processo seletivo é feito através de pré-inscrição pela internet até o dia 15 de junho, pelo site www.escolasesc.com.br.
As vagas serão destinadas preferencialmente, a candidatos que sejam dependentes de comerciário (a); renda familiar bruta seja igual ou inferior a cinco salários mínimos (nacional) e tenham estudado ao menos dois terços do Ensino Fundamental em escola do SESC ou em escola pública.
Acesse o edital. Clique aqui


Festival da Música Paranaense


Estão abertas até o dia 8 de junho (sexta) as inscrições para o 2º Festival da Música Paranaense (Fepam), que visa destacar o orgulho à identidade cultural do Paraná. O evento é uma iniciativa da Fundação Cultural de Paranavaí e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Cada artista poderá concorrer com duas músicas que deverão ser enviadas em CD. É importante que a gravação seja de boa qualidade e acompanhe seis cópias da letra, além da ficha de inscrição preenchida e assinada, e uma cópia do RG ou comprovante de residência do compositor. Os trabalhos classificados devem ter como tema a cultura, fauna, flora, folclore ou manifestações populares do Paraná. De todas as músicas enviadas, 12 serão selecionadas para o festival, que acontece dia 21 de julho.
Os artistas contemplados receberão hospedagem, alimentação e ajuda de custo no valor de R$ 700. Além disso, ganharão troféu e o CD do 2ª Fepam. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

Meio ambiente II


Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, a quinta edição do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) será lançada oficialmente no Rio de Janeiro, amanhã (6), apenas duas semanas antes da Rio+20, que será sediada na mesma cidade.
O GEO-5 irá apresentar o atual estado do meio ambiente global à comunidade internacional, assim como tendências relacionadas, abrangendo a atmosfera, terra, água, biodiversidade e outras áreas. O estudo também inclui uma cartela global de metas ambientais acordadas internacionalmente. Progressos e falhas no caminho para atingir cerca de 90 objetivos – desde o gerenciamento de produtos químicos e os esforços contra a desertificação, até o apoio às zonas úmidas – serão exibidas em detalhes.


(Com Agência ONU)


Meio ambiente


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em um encontro promovido pela ONU para tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente, os riscos para sua sobrevivência e onde a diversidade biológica deveria ser preservada.


(Com Brasil Escola)


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bulling pode virar crime


Os juristas que integram comissão especial designada pelo Senado para elaborar proposta para um novo Código Penal aprovaram sugestão para a criminalização do bullying, prática de assédio moral que vitima crianças e jovens dentro do ambiente escolar. Tipificada com o nome de “intimidação vexatória”, a conduta pode ser punida com prisão de um a quatro anos de prisão, se o autor for maior de idade.
Quando o bullying for praticado por um adolescente, será considerado ato infracional, que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, corresponde aos crimes ou contravenções da esfera penal. Aos atos infracionais não se aplica pena, mas medidas socioeducativas, como prestação de serviços, acompanhamento e internação.


(Com Anjos e guerreiros / Agência Senado)