terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semana Literária Sesc



(Foto: Sesc PR)
É preciso fortalecer a educação para formar leitores

Rogério Pereira, curador da 31ª Semana Literária Sesc, analisa as questões da leitura no Brasil, os desafios do trabalho de formação de leitores e fala sobre a profusão de eventos literários pelo país.

Por Márcio Norberto

Os eventos literários se proliferam pelo Brasil: são festas, feiras, jornadas etc. Na sua opinião, até que ponto eles conseguem estimular o gosto pela leitura e atrair novos leitores?
É indiscutível que o Brasil vive um momento interessante para o livro e leitura. Muito longe do ideal, é óbvio. Mas considero importante que o livro esteja, de alguma maneira, de volta à vida social do país, no centro de sua vida cultural. A proliferação de eventos literários tem muito peso neste processo todo. Hoje, a publicação (seja em papel ou nos meios virtuais) é muito mais fácil. Isso causa a impressão de que há muito mais gente produzindo e discutindo literatura do que há 10 anos, por exemplo. O mercado editorial também vive um momento de crescimento. Sem esquecer que o governo é o grande cliente das editoras. Faço estas considerações para dizer que acredito que o Brasil está mais propício à formação de leitores. Os eventos literários são importantes para dar visibilidade à produção, aos autores, etc. Mas a base de tudo continua sendo uma escola de boa qualidade. O leitor será formado na escola (e na família, obviamente). Quando este processo estiver mais fortalecido, os eventos literários terão ainda mais leitores, mais gente interessada em literatura. Tudo forma um grande sistema em prol da leitura. Portanto, é importante que todas as forças envolvidas façam o melhor trabalho possível. Não há o que perder nesta batalha.
Leia a entrevista na íntegra. Clique aqui

Nenhum comentário: