sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As Histórias como elas são



Na noite de ontem (13), a unidade do Sesc Foz do Iguaçu foi premiada com a presença de um contagiante contador de histórias, na programação da Semana Literária & Feira do Livro.
O escritor Ilan Brenman mostrou porque é considerado um contador de história profissional, prendendo a atenção da plateia com suas histórias, recheadas de muito simbolismo, metáforas e conclusões, muitas vezes nada convencionais.
Segundo Brenman, muita gente se pergunta: por que contar histórias? Qual o objetivo prático desse ato? E ele mesmo responde: “Quase tudo na vida se traduz em histórias, elas alimentam o ser humano, servem para explicar, nomear, organizar ideias, as histórias amenizam as angústias que permeiam a vida do ser humano”.
Sempre temperando seus conceitos com os personagens de histórias, muitas retiradas de culturas como a africana, indiana e grega, o escritor, que já tem mais de 50 títulos publicados e uma coleção de prêmios nacionais e internacionais, cativou o público, deixando um “gostinho de quero mais”.
Considerando a literatura como uma “válvula de escape preciosa”, e o livro uma “ferramenta fundamental que traz o poder da linguagem”, o escritor concluiu: “somos feitos de linguagem e somente através dela é que podemos transformar o nosso mundo interior e exterior”.
Falando sobre o envolvimento de crianças e adolescentes, seu maior público leitor, com o mundo da literatura, Brenman destacou a preocupação atual com vários conceitos contidos em livros infanto-juvenis, inclusive alguns clássicos do gênero. Segundo o escritor, “o bom livro é aquele que conta uma história ligada aos sentimentos da natureza humana, como o amor, o ódio, a raiva, a alegria, a tristeza, o medo”, e enfatizou: “assim como não podemos blindar a criança para que ela não brinque na terra e se suje, também não podemos privá-la das bruxas e dos ‘atirei-o-pau-gato’, que parece politicamente incorreto, mas faz parte da formação do raciocínio e da interpretação da realidade da criança”.
Confira esta e outras noticias da Semana Literária & Feira do Livro do Sesc PR. Clique aqui

Nenhum comentário: