quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aguardo resposta...


Nada de e-mails ou mensagens em redes sociais. Esqueça o msn e os torpedos em celulares. Isto seria o caos para uma boa parcela dos adolescentes, mas os estudantes que participam do Projeto Contraturno Sesc Senac em Foz do Iguaçu tiveram uma “nova” experiência, em se tratando de “comunicação pessoal”. Conheceram a linguagem da “carta”. Literalmente conheceram mesmo, já que a grande maioria nunca tinha escrito ou recebido um desses antigos, porém envolventes, objetos de comunicação.
Para trabalhar conceitos de coerência e coesão, linguagem formal e informal, os orientadores de atividades na área de letramento, propiciaram a oportunidade para que os adolescentes das turmas participantes do projeto escrevessem uma  carta para outros adolescentes, também do projeto, e estes respondessem.
Desde o trabalho com os conceitos linguísticos e as formas de comunicação, até as ações que envolveram a atividade, como o escrever de próprio punho, preencher o envelope, esperar a resposta e o ato de abrir e ler a carta respondida, tudo isto cativou os meninos e meninas da geração “instantânea”, enlouquecida pela velocidade alucinante das novas mídias, mostrando que outras maneiras de se comunicar existem, talvez menos ágeis, mas com muito mais envolvimento pessoal.
A atividade deve ter uma segunda etapa, com o envio de postais artesanais e a troca de experiências do Contraturno.
Confira as imagens da atividade em uma das turmas:






Um comentário:

Batom e poesias disse...

Vim agradecer a visita e gostei muito do blog e dessa postagem.
Eu mesma ando tendo dificuldades em escrever com caneta de verdade, e sem um corretor de textos em tempo real... rss

Muito legal.
Bj

Rossana