sexta-feira, 2 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março marca a luta das mulheres pela garantia de seus direitos perante a sociedade. Durante um longo período de nossa história a mulher foi deixada de lado em decisões importantes, foi oprimida e vista como apenas como mera reprodutora.
Mas, isso tudo acabou? A reposta é não! Muitas mulheres ainda continuam sofrendo com a violência doméstica, salários baixos, assédios e outros tipos de violência. Aqui mesmo em nossa região podemos constatar a realidade de muitas mulheres paraguaias que trabalham em regime de escravidão como empregadas domésticas, babás e outras funções.
O Dia Internacional da Mulher deve ser comemorado sim, mas como um dia de luta por igualdade e homenagem às guerreiras que continuam enfrentando as adversidades da condição feminina.
Apesar de muitos segmentos da sociedade continuarem tentando resumir o Dia Internacional da Mulher como simples data comemorativa, com flores e cumprimentos, a verdade por trás desta data é outra.
A deturpação vem de muito longe e alcança até mesmo a origem da comemoração, divulgada amplamente como marco de uma greve ocorrida nos EUA, onde teriam morrido queimadas 129 operárias.
O mito ajudou apagar a real origem do Dia da Mulher, que foram as lutas políticas com greves e congressos por igualdade e justiça social.
Apesar das muitas conquistas a condição feminina ainda exige uma batalha constante contra o preconceito e a desigualdade, portanto, o 8 de março deve ser lembrado como dia de conscientização.

Programação cultural

Sábado, dia 3, na Praça do Teatro Barracão

16 horas
Exposição de poemas de autoras locais e nacionais;
Apresentações musicais e leitura de poemas;
Varal de poemas aberto a participação do publico;
Estampa na hora. Personalize a sua camiseta branca ou de tom claro.

19 horas
Cinema no Teatro Barracão - Entrada grátis
Rosa Luxemburgo, 1986
Biografia da militante, oradora e teórica marxista. Após projeção, debate mediado pela coordenadora da Casa do Teatro, Arinha Rocha.

Realização:
APP-Sindicato, Coletivo de Mulheres Ana Montenegro, Associação Guatá, Casa do Teatro, Casa da América Latina, Sindicato dos Jornalistas.

Nenhum comentário: