sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cátedra Augusto Roa Bastos de Literatura

Augusto Roa Bastos

Especialistas e interessados em aprofundar o conhecimento sobre a produção literária da América Latina têm a oportunidade de participar da Cátedra Augusto Roa Bastos de Literatura Latino-Americana, a ser fundada por Flávio Loureiro Chaves, no Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). Os seminários ocorrem entre 23 e 26 de novembro, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, Brasil. Com inscrições gratuitas, para assistir ao programa, os candidatos devem encaminhar o formulário disponível no site da UNILA – www.unila.ufpr.br - sessão “Cátedras”.

O escritor paraguaio Augusto Roa Bastos (1917-2005), patrono da Cátedra, foi autor de ensaios, roteiros de teatro e romances, e teve sua obra traduzida para mais de 25 idiomas. Esteve exilado na Argentina e na França, recebeu diversos prêmios pelo mérito, originalidade e qualidade da sua obra, entre os quais, o “Concours International de Romans Losada” (1959), o “Prix du Memorial de América Latina” (1988) e o “Prêmio Miguel de Cervantes” (1989).

O fundador da Cátedra, Flávio Loureiro Chaves, é professor de literatura brasileira, portuguesa e latino-americana, escritor, ensaísta e crítico literário. Doutorou-se em Literatura pela USP, com tese sobre Érico Veríssimo. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS e da Academia Rio-Grandense de Letras, professor aposentado da UFRGS e foi professor-visitante na Universidade de Rennes (França).

A Cátedra de Literatura Latino-Americana faz parte do programa de Cátedras do IMEA que visa reunir acadêmicos de alto prestígio internacional para realizar seminários e contribuir com o planejamento, de forma integrada, das atividades de pós-graduação, graduação e pesquisa da futura Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Alunos de pós-graduação e professores universitários podem solicitar auxílio hospedagem oferecido pelo programa de Cátedras, com o apoio da Itaipu Binacional e da CAPES.

Os seminários ocorrem entre 23 e 26 de novembro, nos seguintes horários:

Segunda-feira 23/11 – 14h às 18h
Quarta-feira 25/11 - 14h às 18h
Quinta-feira 26/11 - 14h às 18h

Mais informações

.

Nenhum comentário: