quinta-feira, 27 de março de 2008

Homenagem

(Foto: Robson Meireles)
O cenário cultural de Foz do Iguaçu está mais pobre. A cidade perdeu o músico João Sampaio, conhecido por todos como o professor Mosquito. O violonista faleceu, vítima de um tumor nos pulmões e falência múltipla dos órgãos, aos 79 anos.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Pedofilia

A revista Carta Capital desta semana, traz matéria de capa sobre a pedofilia no Brasil: “Pedofilia made in Brazil” mostra que o país é o quarto maior distribuidor de material pornográfico infantil do mundo, mas faltam leis contra o crime.
O Disque-Denuncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o chamado Disque 100, criado em 2003, contabilizou a média de 2.500 ligações por dia no ano passado. A Polícia Federal tem tecnologia para identificar computadores de pedófilos, mas tem problema para convencer as empresas de telefonia a colaborar na localização dos usuários das máquinas rastreadas - a maioria exige um mandado judicial para abrir a informação, o que nem sempre acontece em tempo hábil.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Páscoa nas rodovias

A todos os leitores e amigos uma ótima Páscoa!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Estudante de Foz do Iguaçu ganha prêmio de poesia em Portugal

O gosto pela leitura e escrita podem influenciar a vida estudantil e garantir uma melhor formação e aprimoramento, além de um saboroso reconhecimento. Rafael Weidman Barijanh,17 anos, é daqueles estudantes que optam pela escrita como forma de abstração e com suas poesias conquistou o Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, sediado em Portugal. A quarta edição do Prêmio reuniu contos e poesias de jovens brasileiros e luso-brasileiros e teve a divulgação dos ganhadores em fevereiro passado, na qual o estudante paranaense foi o primeiro colocado na categoria poesia, para pessoas com idade de 16 aos 20 anos.
Rafael é aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, de Foz do Iguaçu, e o primeiro paranaense a conquistar a colocação que lhe rendeu uma coleção das obras do escritor português Ferreira de Castro e 200,00 Є. “Tenho planos de comprar um computador com esse dinheiro”, contou o estudante.
Segundo ele, foram enviadas cinco poesias ao concurso. “Escrevo desde o primeiro ano do ensino médio e quando a professora falou sobre o concurso, e incentivou a participar, separei algumas das poesias que considerava as melhores”, disse. De acordo com o estudante, o resultado da sua participação foi anunciado por um telefonema, em sua residência, de Vítor Amorim presidente da associação portuguesa Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro. “Fiquei muito emocionado, pois foi uma surpresa muito grande saber que escolheram as minhas poesias dentre tantas”, lembrou. Rafael contou que pretende fazer o vestibular no final do ano na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para o curso de Letras e que pretende continuar escrevendo. “Escrevo sobre temas que tenho vontade de expressar, não necessariamente o que estou sentido no momento”, disse. “Às vezes chego a escrever cinco poesias em um dia, mas isso depende da inspiração”, explicou.
O estudante relatou que a ficção é seu gênero literário preferido e que tem como referência o escritor irlandês Clive Staples Lewis, das Crônicas de Nárnia. “A edição de volume único das Crônicas, que tem cerca de 800 páginas, li em um dia e meio”, afirmou. “O prêmio foi uma grata surpresa, apesar de não ter dúvidas de que é bom o que Rafael escreve”, ressaltou a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, Ivete Rita Machado, que leciona a disciplina a Rafael há dois anos.
Para ela, a conquista do prêmio irá incentivar os demais estudantes. “Todos gostam de ser reconhecidos e o prêmio vai fazer com que os demais também queiram sentir esse prazer, o prazer do reconhecimento”, salientou a professora.
De acordo com Ivete, há no país a necessidade de um maior número de concursos de literatura juvenil. “A escola pública necessita deste tipo de resultado para demonstrar que dá bons resultados, espero que mais concursos apareçam para que chamem a atenção dos alunos e, desta forma, da sociedade”, ressaltou. A professora contou, ainda, que três de seus alunos se inscreveram no concurso português.

Ferreira de Castro
O escritor português Ferreira de Castro, homenageado pelo concurso, nasceu na freguesia de Ossela, em Oliveira de Azeméis – Portugal, em maio de 1898. Aos 12 anos de idade veio ao Brasil e em meio a selva amazônica produziu suas primeiras obras. Segundo o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro: “A escrita de Ferreira de Castro, germinada no Brasil, eclodirá em Portugal, unindo os dois países, comungando de ambas as literaturas. E, enquanto ele for recordado, essa ponte também não poderá ser esquecida”.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Fórum DCA/PR alerta sobre descaso do poder público


Valtenir Lazzarini: falta de repasse de recursos da prefeitura de Foz do Iguaçu às instituições, prejudica e coloca em risco o atendimento de crianças e adolescentes.

O Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – DCA/PR, através de seu articulador Estadual, Valtenir Lazzarini, encaminhou um ofício ao presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Carlos Budel, alertando e pedindo a fiscalização e apuração do atraso no repasse de recursos da prefeitura às instituições que trabalham com crianças e adolescentes na cidade.
Segundo Lazzarini, os convênios firmados entre instituições e executivo municipal prevêem o repasse de recursos financeiros em parcelas a serem efetuadas até o quinto dia útil do mês, mas “essa obrigação não foi cumprida na maioria das vezes (atrasos de até 140 dias) gerando para as entidades problemas de toda ordem com fornecedores, com trabalhadores e como conseqüência também com as crianças”.
Além dos atrasos nas parcelas, a prefeitura, segundo o documento, está propondo uma diminuição de 10% nos valores conveniados e observa que “as entidades se encontram sem receber a parcela referente a janeiro e fevereiro de 2008, pois ainda sequer foram assinados os convênios para esse ano”.
No texto, Lazzarini destaca que crianças e adolescentes são descritos como prioridade absoluta na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, mas este preceito não vem sendo seguido pelo governo municipal, que trata as entidades não governamentais com “desconsideração total”.

Leia o texto na íntegra do ofício do Fórum DCA/PR ao Presidente da Câmara de Vereadores:

Ofício nº 12/08
Foz do Iguaçu, 13 de março de 2008.

Ilmo Sr. CARLOS JULIANO BUDEL
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Ilmo.:

Conscientes de nossa missão, informamos a essa Casa de Leis que o executivo municipal tem deixado de cumprir seus deveres para com o atendimento de crianças e adolescentes deste Município através dos serviços das entidades não governamentais conveniadas para tal.
Dentre outras atribuições e competências essa Casa tem o de fiscalizar as ações do executivo municipal e nesse sentido que solicitamos os devidos encaminhamentos para apurar a situação que a seguir relatamos.
O Município de Foz do Iguaçu, através de seu Executivo, firmou convênios com as entidades não governamentais em 2007 para a execução de serviços para o atendimento aos direitos de crianças e adolescentes, direitos esses previstos em nossa Constituição como sendo prioridade absoluta.
Os referidos convênios previam o repasse de recursos financeiros em parcelas as quais deveriam ser efetuadas pelo Executivo Municipal até o quinto dia útil do mês subseqüente. Essa obrigação não foi cumprida na maioria das vezes (atrasos de até 140 dias) gerando para as entidades problemas de toda ordem com fornecedores, com trabalhadores e como conseqüência também com as crianças.
A efetivação da política municipal de atendimento dos direitos das crianças e adolescentes tem a primazia da responsabilidade no poder público municipal, podendo em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, ocorrer de forma articulada com ações não governamentais.
Destacamos que contra a prioridade absoluta inscrita na Constituição Federal e detalhada no artigo 4º do Estatuto da Criança (Lei federal 8.069/90) a discricionariedade do chefe do executivo está subjugada à esse princípio como já se posicionou o Tribunal Superior de Justiça.
Nesse detalhamento do Estatuto é assegurada:
“a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) “destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.” (grifo nosso)
Não procede então qualquer alegação de diminuição de arrecadação ou outra alegação qualquer para o não repasse dos recursos, pois deviam ser feitos antes de qualquer outro em atendimento à prioridade absoluta.
Não bastasse os recorrentes atrasos dos já insuficientes recursos para execução dos serviços que são em primeira ordem de responsabilidade do Município (Governo Municipal), as entidades entram em 2008 com a “solicitação” de diminuição em 10% dos valores conveniados.
Mas não sendo suficiente essa “proposta indigna” as entidades se encontram sem receber a parcela referente a janeiro e fevereiro de 2008, pois ainda sequer foram assinados os convênios para esse ano.
Diante da desconsideração total para com as entidades não governamentais, que são expressões organizadas da sociedade civil e têm agido sempre na perspectiva de apoio a Administração Municipal para verem efetivados os direitos de seus pequenos cidadãos, solicitamos aos representantes eleitos do povo que compõe essa Casa a apuração dos fatos relatados e as providências cabíveis.
Atenciosamente

Valtenir Lazzarini
Articulador Estadual

quinta-feira, 13 de março de 2008

História de Foz on line

O Portal H2Foz possui um vasto conteúdo sobre a história de Foz do Iguaçu, confirmando o objetivo de ser uma referência na internet em informação histórica sobre a cidade. São mais de 50 textos que formam um amplo acervo para consultas, principalmente de estudantes e universitários.
O portal digitalizou as principais páginas do livro Foz do Iguaçu – Retratos, produzido pela Campana & Alencar Ltda. (antiga editora dos jornalistas Sílvio Campana e Chico de Alencar), lançado em 1997. A obra narra desde o descobrimento pela civilização “branca”, passa pela Colônia Militar aos capítulos contemporâneos da região.
O site também tem reunido matérias especiais sobre aspectos relevantes da região, publicadas em diferentes veículos de comunicação do município. Outro destaque da seção Histórias de Foz são as reportagens do jornalista Aluízio Palmar, um dos mais experientes da imprensa iguaçuense. A intenção do Portal H2Foz é aumentar cada vez mais a oferta aos leitores. Se você tem uma monografia, uma tese, um livro ou qualquer outro tipo de trabalho sobre a história da cidade, envie o material ou sugestão de pauta para o site pelo e-mail editor@h2foz.com.br. Se preferir, ligue para a redação: (45) 3028-5304.
(H2Foz)

Revista Científica da USP

Foi lançado o terceiro número da revista Anagrama, publicada pela Universidade de São Paulo - USP. Editada trimestralmente, a revista tem como objetivo discutir temas relacionados à mídia, imprensa e comunicação social a partir de uma ótica interdisciplinar. A principal meta é divulgar a produção acadêmica dos graduandos de qualquer área do conhecimento.
Confira esta edição:
Marília de Toledo Kodic (FFLCH/USP e Cásper Líbero)
Perseu Abramo: Jornalismo e Poder no neo-blanqui
Rafael Duarte Oliveira Venancio (ECA/USP)
Uma análise da semiótica peirciana aplicada ao anúncio da Associação Desportiva para Deficientes
Maria Luciana Garcia Cunha (ECA/USP)
Análise da conversação em uma entrevista: interação entre falantes
Inti Queiroz, Juliana Zanelato e Katiene Oliveira (FFLCH/USP)
Sobre a possibilidade de os filmes comerciais apresentarem características de filmes de arte a partir do trabalho do diretor Tim Burton
Gabriela Figueiredo Leite e Mariana de Souza Alves (UFPE)
Além das palavras: considerações histórico-metodológicas para a abordagem do filme "Baraka"
Gabriel Lohner Gróf (FFLCH/USP)
Construindo cidadania: a comunicação comunitária como estratégia para mobilização pró-renda
Adriana Domingues Garcia, Carlos Renan Samuel Sanchotene e Dayane Eckhartt (UNIFRA/RS)
Os processos de formação e de subjetivação docente na EJA em atuação na extensão universitária na UFMG
Érica Paula Frade e Carmem Lúcia Eiterer (UFMG)
A censura contra a paulistanidade: a atuação do Departamento de Diversões Públicas sobre a peça Este Ovo é um Galo
Eliza Bachega Casadei (ECA-USP)
VejaFHC, Veja Lula: análise dos discursos de capa da revista Veja sobre os candidatos à presidência
Carlos Augusto Dantas Pacheco (Santo Agostinho/PI)

Acesse os números anteriores:

quarta-feira, 12 de março de 2008

Conferência Estadual de Juventude

Os governos federal e do Paraná lançaram ontem (11), em Curitiba, a Conferência Estadual de Juventude e o selo temático da 1ª Conferência Nacional de Juventude, criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A abertura do evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, com a presença do coordenador da Conferência Nacional, Danilo Moreira, que também preside o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
A Conferência Estadual acontece de 21 a 23 de março na cidade de Faxinal do Céu, sendo etapa integrante do processo da Conferência Nacional. Está prevista a participação de 700 jovens eleitos em encontros municipais e regionais. O coordenador do evento nacional, Danilo Moreira, que também é secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, aproveitará o momento para homenagear as cidades paranaenses por sua efetiva participação no processo da Conferência.
Em âmbito nacional, mais de 200 mil pessoas, em sua maioria jovens, já participaram de algum evento ligado ao processo da Conferência, numa ampla discussão sobre as necessidades e expectativas da juventude brasileira. (Revista Bem Público)

terça-feira, 11 de março de 2008

O ECA em forma de cidade

O portal leva o internalta a uma viagem à Cidade dos Direitos

O Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica e busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
No portal o internalta encontra, entre outras seções, notícias, agenda, biblioteca, links, endereços, legislação, opinião de colunistas, estatísticas, oficinas e salas de bate-papo. A novidade do portal, porém, é uma viagem interativa que o internalta pode fazer, através de uma cidade que reproduz o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O portal tambénm apóia organizações governamentais e não-governamentais que lidam com a temática. O principal objetivo, segundo os seus idealizadores, "é tornar os atores do sistema da garantia de direitos aptos a atuar na garantia dos direitos do público infanto-juvenil".
Vale a pena visitar!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Rede quer ampliar ações

Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente reunida no PTI

Cerca de 50 pessoas de 20 entidades se reuniram no Parque Tecnológico Itaipu - PTI. Em foco, o Seminário da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Foz do Iguaçu, que pretende diagnosticar os principais problemas relacionados a este público e traçar um plano de ações para o triênio 2008-2010.
De acordo com a assistente social Beatriz Regina, da Fundação Itaiguapy e coordenadora do evento, várias entidades já combatem a exploração infantil em Foz do Iguaçu, mas é preciso que os diferentes esforços se unam em um trabalho comum. O objetivo é formar uma inédita rede de informações para assessorar os governos nas políticas públicas nas áreas de saúde, segurança, educação, esportes e assistência social.
“Foz do Iguaçu será nosso laboratório para esta rede de informações”, explica Beatriz. Para ela, é importante que a Rede conte com o apoio de instituições como Itaipu e de órgãos públicos com poder decisório. “Se for diferente, ficaremos sempre discutindo sem chegar a lugar algum”.
Neste segundo seminário do ano (o primeiro foi em fevereiro e serviu para identificar as instituições), os participantes destacaram os grandes desafios ligados à criança e ao adolescente – questões como exploração sexual, trabalho infantil e violência doméstica foram os destaques.
Foz do Iguaçu apresenta um dos maiores índices de violência à criança e ao adolescente. O papel da Rede é identificar a causa desta violência para ajudar na prevenção. “O trabalho precisa ser preventivo e passar pelos pilares da estrutura familiar, da questão educacional, do trabalho e da saúde”, disse Beatriz. Ela cita o exemplo da criança que começa cedo a trabalhar catando lixo e acaba fazendo daquilo modelo para sua vida.
“Se as condições da família socializam a criança desta maneira, é preciso passar por uma segunda socialização, melhorando as condições da família e resgatando a criança desta situação”. Para Beatriz, as crianças de hoje em dia são mais ágeis e têm acesso à informação com muita facilidade, independentemente da classe social. “Se nossa Rede não atingir essas pessoas, outras ‘redes’ negativas acabam desviando a criança para a marginalidade”, concluiu.

O papel de Itaipu
A Itaipu reconhece o problema da exploração infantil em Foz e apóia financeira e institucionalmente as entidades preocupadas com esse tema. “A Itaipu abre muitas portas, isso é visível”, disse a pedagoga Ivania Ferronato, diretora de projetos da Fundação Nosso Lar.
De fato, o papel de Itaipu é importante na articulação desses diferentes esforços em uma causa única. “Mas nossa relação é horizontal”, ressalva Joel de Lima, assistente do DGB e coordenador do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente de Itaipu. “Nós somos mais um nozinho desta rede, não temos um papel maior”.
Segundo ele, o apoio da Itaipu permite, além do arcabouço financeiro, fazer com que as instituições se unam e consigam elas próprias os recursos para viabilizar os projetos. O trabalho se volta a entidades do Brasil, Paraguai e Argentina. É preciso que a Rede brasileira, criada em 2003, se fortaleça para voltar a se relacionar às redes dos países vizinhos.
“Fortalecida, a Rede pode ter uma grande influência na aplicação de políticas públicas para a proteção da criança e do adolescente”.

ECA é tema de tese de doutorado

As leis que tratam de assuntos ligados aos adolescentes infratores são conflitantes. A constituição de 1988 deu garantias que não se transformaram em realidade. O mesmo ocorre com um grande número de leis criadas nos anos seguintes, ou seja, o que está no papel ainda não foi colocado em prática.
Essas são algumas das conclusões apresentadas pelo pesquisador Paulo Marques, em sua tese de doutorado, apresentada esta semana na Unicamp, em Campinas, para uma banca examinadora composta de especialistas em direitos humanos e temas ligados à criança e ao adolescente de várias universidades. A tese foi aprovada por unanimidade.
leia +

domingo, 9 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher pelo mundo

Dia da Mulher no Afeganistão
Dia da Mulher no Iraque
Dia da Mulher no Paquistão
Dia da Mulher na Turquia
Dia da Mulher na Birmânia
Dia da Mulher em Gaza
(fotos uol)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Fundação Nosso Lar homenageia Mulheres


A diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto e a Secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, Rosilene Link, durante homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A Fundação Nosso Lar, instituição que abriga crianças e adolescentes, no regime de casas lares, homenageou hoje (7) as mulheres de sua equipe técnica, composta por psicólogas, assistentes sociais e educadoras, mulheres que trabalham na administração e mães sociais. O evento marcou o Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã (8) em todo o mundo.
Participaram da homenagem a vereadora Nanci Rafagnin Andreola, a Secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, Rosilene Link e represnetantes do Programa de Equidade e Gênero da Itaipu, Eliza Regina Ploteguer e Sirlei Maria de Giacomo, as duas também fazem parte do Conselho Municipal da Mulher, além da diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto.
Nanci Rafagnin destacou a luta das mulheres pela igualdade social, política, econômica e cultural e informou que apresentou projeto de lei na câmara de vereadores que obrigara a inclusão do tema “Direitos humanos e violência contra a mulher” no currículo das escolas municipais.
A secretária municipal de Ação Social, Rosilene Link, representou a Prefeitura, que mantém convênio com a Fundação Nosso Lar – FNL, para a manutenção de seis casas lares. Desde o ano passado os abrigos coletivos foram desativados e crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou sob júdice passaram a ser abrigados em casas lares, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Rosilene Link falou do trabalho desenvolvido pela secretaria, principalmente o voltado para a assistência à família.

Mães sociais
O trabalho realizado pelas mães sociais foi destacado pela diretora da FNL, Ivania Ferronatto. Atualmente a instituição mantém seis casas lares, sendo duas denominadas de passagem, que recebem a criança e o adolescente no primeiro momento de abrigamento, até que a situação judicial seja resolvida pela Vara da Infância e Adolescência de Foz do Iguaçu. A casa que abriga crianças hoje atende oito bebês.
Marli dos Santos Souza, Rosavani de Moraes, Maria Cristina Souza e Belotriz Capponi contaram suas experiências como mães sociais. Em média cada casa-lar abriga 10 crianças e adolescentes.
Além das casas lares, a FNL mantém dois programas para atender famílias. Para a diretora da instituição, Ivania Ferronatto, “este atendimento é fundamental, pois é preciso estruturar a família para que a criança e o adolescente voltem ao convívio familiar, em última análise este é o objetivo da Fundação, o abrigo deve ser encarado como uma medida provisória e excepcional”.
Os programas “Família Acolhedora” e “Guarda Subsidiada”, juntos hoje atendem 210 famílias.
Após a homenagem a FNL serviu um café da manhã para as participantes.

Dia da Mulher
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica textil de Nova Iorque, EUA, fizeram uma greve, ocupando a fábrica e reivindicando melhores condições de trabalho, redução na jornada de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Como repressão à manifestação, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e 130 operárias morreram carbonizadas.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser denominado "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU. Até hoje os Estados Unidos não reconhecem a data.

Confira algumas imagens
1 – Vereadora Nanci Rafagnin destacou a luta das mulheres pela igualdade social
2 – Psicólogas, assistentes sociais, educadoras e mães sociais participaram da homenagem
3 – Secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, Rosilene Link, diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto e Nanci Rafagnin Andreola
4 – Representantes do Programa de Equidade e Gênero da Itaipu, Eliza Regina Ploteguer e Sirlei Maria de Giacomo, Rosilene Link, Ivania Ferronatto e Nanci Rafagnin
5 – Foi oferecido um café da manhã para as homenageadas
6 – Mulheres homenageadas em frente a seda da Fundação Nosso Lar

quinta-feira, 6 de março de 2008

Multiculturalismo


Uma pesquisa divulgada pela Polícia Federal sobre imigrantes em Foz do Iguaçu, realizada pelo Sistema Nacional de Cadastramento e de Registro de Estrangeiros (Sincre) confirmou que atualmente vivem na cidade pessoas de 79 nacionalidades diferentes.
A professora de Antropologia Nara Oliveira, em entrevista ao jornal A Gazeta do Iguaçu, disse que “essa característica de Foz não tem preço, isso é único e não se deve perder. Esse lugar está reconhecido, ou seja, o mundo descobriu que ele existe, no sentido, claro, de campo de pesquisa”.
Nacionalidades que convivem em Foz do Iguaçu: África do Sul; Alemanha; Angola; Argélia; Argentina; Austrália; Áustria; Bangladesh; Bélgica; Birmânia; Bolívia; Canadá; Chile; China; Colômbia; Congo; Coréia do Sul; Costa Rica; Cuba; República Dominicana; Egito; El Salvador; Equador; Espanha; Estados Unidos; Etiópia; Filipinas; Finlândia; França; Gana; Grã-Bretanha; Grécia; Holanda; Índia; Indonésia; Irã; Iraque; Israel; Itália; Iugoslávia; Japão; Jordânia; Kuwait; Letônia; Líbano; Libéria; Líbia; Lituânia; Malásia; Marrocos; México; Nicarágua; Nigéria; Noruega; Nova Zelândia; Panamá; Paquistão; Paraguai; Peru; Polônia; Portugal; Romênia; Rússia; Senegal; Singapura; Síria; Suécia; Suíça; Tonga; Turquia; Ucrânia; Uruguai; Venezuela; Vietnã do Norte; Vietnã do Sul.

terça-feira, 4 de março de 2008

Compromisso social da arte

Apresentação da Troupe Luz da Lua (foto: Megafone)

Na cidade são muitas pessoas que conhecem o talento e as peripécias da engraça equipe Troupe Luz da Lua, mas talvez poucos saibam do compromisso social destes artistas com a recuperação de jovens no Centro de Sócio Educação de Foz do Iguaçu ( Cense), antigo Ciaadi.
Um pouco desta missão foi apresentada nesta sexta-feira, 29, no Fórum de Foz do Iguaçu, a autoridades e demais pessoas presentes no auditório. Na apresentação os jovens atendidos pela entidade demonstram alegria e entusiasmo.
Os 20 adolescentes participantes das oficinas circenses na unidade de recuperação tiveram a oportunidade de aprender técnicas de malabares, monociclo, acrobacias de solo com trampolim e expressões.
De acordo com João Batista Andrade, o trabalho deu para motivar os jovens, alguns pensam até em seguir carreira circense, mas o que mais chamou atenção do artista é a resposta dos jovens. “A rapidez com que eles aprendem e determinação chama atenção”.
Para Andrade, atividades como estas demonstram que é possível motivar e apresentar outros caminhos aos jovens. O artista ressalta ainda: “é preciso dinheiro”.

(Por Wemerson Augusto – megafone)

Mais informações sobre o trabalho da Troupe Luz da Lua: (45) 3525-1951/8801-9013
ou das atividades do Cense, pelo telefone: (45) 3527-5529
Acesse cidadania – www.megafone.inf.br